Taekwondo Songahm em Portugal

O Taekwondo Songahm chegou a Portugal em Setembro de 1991, trazido pelo então Instrutor em Formação José Pedro Reyes, guiado pelo sonho de difundir esta arte marcial pela Europa, começando pelo nosso país.

Ao conhecer o Taekwondo Songahm em 1989, José Pedro Reyes optou por seguir os ensinamentos desta Arte Marcial por ser uma Arte de desenvolvimento Total.

Sr. José Pedro Reyes nas Cataratas do Iguaçu (1985)

Sr. José Pedro Reyes nas Cataratas do Iguaçu (1985)

O Conceito de Vitória Pessoal, O Sistema Ocidentalizado de Ensino e os Princípios e a Filosofia do Taekwondo Songahm foram as bases que o motivaram ensinar.

Inspirando-se no exemplo de grandes Mestres das Artes Marciais ao longo do tempo, como Sr. Juan Samaniego (seu Instrutor) Professor Cesar Ozuna e do Saudoso Grand Master H. U. Lee, criador e fundador do Taekwondo Songahm, decidiu-se dedicar uma parte da sua vida a ensinar e a aprender mais sobre esta Arte.

Em Portugal, conseguiu durante o primeiro 1º ano, o feito de ser a Arte Marcial com o maior número de alunos de um só Instrutor, 120 alunos. Isto só foi possível por contar com o apoio e ajuda directa do 1º Grupo de Alunos em Curso de Instrução, aos quais o Taekwondo Português reconhece o mérito: Sr. Jorge Monteiro, Sr. Bruno Alexandre, Sr. Nuno Allen, Srta. Susana Caiola Sr. Fabrice Brito, Srta. Patrícia Costa e Sr. Whalid Saleh.

Desde então, a evolução e o crescimento desta arte em Portugal tem sido constante.

Hoje, o Taekwondo Songahm é alimentado pelo Conselho Songahm que é composto por:

  • Prof. José Pedro Reyes (5ºDan)
  • Prof. Miguel Loureiro (5ºDan)
  • Prof. Daniel Rosito (4ºDan)
  • Prof. Pedro Tânger (4ºDan)
  • Prof. Francisco Amaral (4ºDan)
  • Prof. António Monteiro (4ºDan)