O Estilo Songahm

Eternal Grand Master H. U. Lee

"In victory, be humble. In defeat, be strong. In all things be fair."
Eternal Grand Master H. U. Lee

 

Estrela Songahm

Estrela Songahm 

A Estrela Songahm é o padrão que se forma no chão se todas as 18 poome-saes ou fórmulas do sistema Songahm forem executadas. Numa estrela Songahm perfeita, a distância do ponto central à ponta da estrela é de 9 pés (sendo que “pés” representa o tamanho do pé de cada aluno, já que cada aluno tem a sua própria estrela Songahm). A distância total do topo à parte inferior deverá igualar 18 pés, representando o número total de fórmulas no sistema Songahm do Taekwondo.



“Arte Marcial” é um termo geral que engloba inúmeros estilos de artes de disciplina física (combate) que foram sendo desenvolvidos ao longo da História. Dizer-se que o estilo Songahm é apenas mais “uma arte marcial” seria dar uma explicação simplista da maior e mais centralizada arte marcial do mundo. Este sistema de ensino e de treino não encontra igual na comunidade das artes marciais.

Durante os seus anos iniciais, a WTTU (World Traditonal Taekwondo Union) usava as fórmilas do estilo Chahng-hun (também utilisada pela Iternational Taekwondo Federation). Ainda que este estilo fosse largamente aceite na comunidade do Taekwondo, o Eterno Grão Mestre H.U.Lee entendeu que as suas fórmulas não refletiam o Takwondo com precisão, particularmente no tocante à força e à beleza dos pontapés. Consequentemente, o Eterno Grão Mestre acreditava que tais fórmulas traziam pouco ao currículo de Taekwondo. Por exemplo, esperava-se que os cintos brancos soubessa executar o pontapé frontal e o pontapé lateral. No entanto, o pontapé frontal apenas surgiria na terceira fórmula (cinto amarelo) e o pontapé lateral apenas em fórmulas posteriores!

Entre 1983 e 1990, o Eterno Grão Mestre criou e introduziu dezoito fórmulas ou poome-saes do estilo Songahm. Estas fórmulas integram um currículo totalmente integrado, segundo o qual aquilo que cada aluno aprende vem reforçar tudo o resto. As fórmulas contêm todas ou quase todas as técnicas exigíveis aos alunos em cada nível. As “defesas e ataques” complementam as fórmulas e todos estes padrões conduzem de forma lógica para as técnicas exigidas no nível subsequente.

O currículo oferecido pelo Taekwondo Songahm facilita uma progressão suave de uma graduação para a outra. Desta forma um aluno que comece a treinar Taekwondo com a sensação de que “nunca conseguirá fazer uma defesa eficiente” dará por si a dar rotativos no ar pouco tempo depois.

O Taekwondo Songahm também se foca no desenvolvimento pessoal da mente e do corpo. Dizer que é apenas defesa pessoal é não ter em consideração as importantes ideias e filosofias desta antiga arte.

A crescente capacidade de defesa pessoal resultante do treino de Taekwondo é, na realidade, um dos benefícios resultantes da dedicação de cada um aos valores, à filosofia e ao treino de Taekwondo Songahm. Enquanto treina numa verdadeira aula de Taekwondo tradicional, um aluno encontra-se focado no desenvolvimento físico mas também na Disciplina, na Honra, no Auto-controlo, no Respeito, na Cortesia, na Perseverança e na Lealdade.

Um iniciante não procura tornar-se num perito em artes marciais no espaço de um mês ou dois uma vez que, em primeiro lugar, deverá ser criada uma forte fundação no Taekwondo. Tentar evoluír para além do seu nível sem a condução acertada é como construír uma casa sobre cimento que ainda não secou. Ainda que a casa se consiga erguer, a fundação não será forte e a aparência da casa poderá não ser tão apresentável.

A WTTU ajuda a construír fundações sólidas de Taekwondo Songahm em cada um dos seus membros. Uma fundação sobre a qual a arte marcial (mente e corpo) e a defesa pessoal poderão ser construídas perpetuamente.